Você sabe qual é o impacto do uso de uma manta de fibra de vidro de baixa qualidade? Hoje vamos te mostrar todos os pontos nos quais você pode estar tendo dificuldades e não sabe que a causa pode ser a sua manta!!
Cada material desempenha um papel crucial na qualidade final da sua peça em compósitos. A manta usada como reforço estrutural, por exemplo, tem a função de distribuir a resina de maneira uniforme, garantir a resistência mecânica e proporcionar um acabamento adequado. No entanto, a baixa qualidade dos materiais podem mostrar defeitos rapidamente.
Abaixo esmiuçamos alguns problemas que a manta de fibra de vidro de baixa qualidade pode causar na sua produção:
1️⃣ Formação de bolhas e porosidade excessiva:
Uma manta ruim pode ter fibras desuniformes, excessivamente compactadas, com fibras curtas ou até mesmo um núcleo que não permite que a resina corra uniformemente, o que dificulta a penetração da resina. Isso pode resultar em bolhas e porosidade, comprometendo a integridade estrutural da peça.
Falhas na impregnação da fibra podem reduzir a resistência mecânica da peça em até 40% devido à formação de vazios internos.
2️⃣ Excesso de resina e aumento do peso da peça
Se a manta não tiver uma gramatura uniforme ou se as fibras forem muito abertas, o aumento do consumo de resina para suprir essa falha é necessário. Isso não só aumenta o custo de produção, como também torna a peça mais pesada, diminui as propriedades químicas necessárias, que são resultado de um cálculo perfeito da quantidade de resina, prejudicando seu desempenho, especialmente em aplicações automotivas e aeronáuticas.
Todos projetos precisam da razão ideal entre fibra e resina, em alguns casos deve ficar entre 60:40 e 70:30, dependendo do processo. Uma manta ruim pode alterar essa proporção para 50:50 ou pior, resultando em peças mais frágeis e pesadas.

3️⃣ Baixa resistência mecânica e delaminação
Quando a manta não possui uma boa ductilidade, entrelaçamento de fibras ou tem impurezas, a peça final pode apresentar delaminação precoce e resistência mecânica reduzida. Isso compromete a durabilidade e pode exigir retrabalho ou até a substituição prematura da peça.
Ensaios de resistência mostram que uma peça com uma manta inadequada pode ter um decréscimo de até 30% na resistência à tração quando comparada a uma peça feita com manta de boa qualidade com absorção e distribuição adequadas
4️⃣ Dificuldade no acabamento superficial
A irregularidade da manta pode gerar marcas na superfície da peça, dificultando o acabamento final. Com isso temos o gasto desnecessário de mais matéria prima e mão de obra para o retrabalho no acabamento, além de ser especialmente crítico para peças que exigem alta estética, como componentes automotivos e náuticos.
O uso de uma manta mal distribuída pode aumentar em 20% a 50% o tempo de lixamento e acabamento, elevando os custos e reduzindo a produtividade.

5️⃣ Problemas na compatibilidade com resinas e processos
Os componentes químicos contidos em algumas fibras podem ser incompatíveis com o processo e com a resina utilizada no processo de fabricação, prejudicando a adesão da resina. Algumas mantas não contém o núcleo que facilita o fluxo da resina o que a torna inviável para alguns processos.. Algumas mantas podem ter agentes de ligação inadequados, prejudicando a adesão da resina e impactando a qualidade da laminação.
Escolher bem a manta faz toda a diferença!
Optar por uma manta de qualidade não é apenas um detalhe, mas sim um fator crítico para garantir a eficiência produtiva, reduzir custos e aumentar a vida útil da peça final.
Se você busca maior resistência, acabamento perfeito e redução de custos com retrabalho, invista em materiais de qualidade e faça testes antes de padronizar o uso de uma manta específica no seu processo.
Você conhece a nossa nova solução para sua produção em compósitos? A FlowMatt é uma manta moldável de fibra de vidro com núcleo de polipropileno, feito exclusivamente para facilitar o fluxo da sua resina!
Quer saber mais sobre a FlowMatt?? Clique no link abaixo e saiba tudo!
FLOWMATT