O impacto do retrabalho na Indústria dos Compósitos


” Os impactos do retrabalho em toda a cadeia produtiva, de uma maneira geral, é um dos grandes vilões dos processos de fabricação em série de materiais compósitos.”

O que você vai ler neste Artigo:

  • O impacto do retrabalho na Indústria dos Compósitos;
  • Case de sucesso na fabricação de cascos de lanchas de fibra de vidro na Astilleiro Bermuda;
  • Fale diretamente com um Especialista em Materiais Compósitos fiRST®;
  • Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI;

O impacto do retrabalho na Indústria dos Compósitos

Os impactos do retrabalho em toda a cadeia produtiva, de uma maneira geral, é um dos grandes vilões dos processos de fabricação em série de materiais compósitos.


Quando estes processos de fabricação são mal elaborados, ou mal aplicados, resultam na adição de novas etapas para refazer e corrigir as imperfeições nas peças, provocadas pela negligência em alguma das etapas anteriores.

Esta ameaça expõem nossa indústria a inúmeras desvantagens, como: tempos entre ciclos maiores, menor qualidade no acabamento das peças, peças com propriedades mecânicas muito a baixo das exigências da nova demanda do século XXI, queda na produtividade da planta industrial, desmotivação dos colaboradores, aumento de custo e descarte de sucatas no meio ambiente.

E consequentemente, — é claro, prejuízo para os caixas da empresa.


Na contra mão deste cenário, nossos clientes fiRST® solucionaram os altos índices de retrabalho e desperdício de materiais, tão comuns na indústria, utilizando a tecnologia a favor do seu negócio.


Case de sucesso na fabricação de cascos de lanchas de fibra de vidro na Astilleiro Bermuda


“Um processo de fabricação moderno que otimiza as propriedades técnicas do casco melhorando sua resistência e sua flexibilidade.”Sebastian, CEO Astillero Bermuda


A Astillero Bermuda, empresa argentina líder no setor de lanchas, modificou sua produção de cascos e proas para a Tecnologia de Contramoldes de Silicone e o processo de infusão VPI™ alcançando grandes vantagens competitivas:

• Com um aumento de 40% de resistência à tração e 131% em resistência à flexão, os cascos agora são mais resistentes e versáteis.

• Com a redução no tempo de produção de 3 dias para 6 horas, e economia de 70% na mão de obra, agora a equipe pode focar em aumentar a produção;


Confira no vídeo acima o relato do André Antunes, diretor executivo da Alan Harper Composites, e o Anderson, gerente técnico da PLAQUIMET, sobre os benefícios alcançados com a implementação da Tecnologia de Contramoldes de Silicone em diferentes segmentos da indústria dos compósitos na Argentina.

Fale diretamente com um Especialista em Materiais Compósitos fiRST®

Através do nosso WhatsApp você pode solicitar sua proposta comercial e escolher em qual projeto você quer começar primeiro. Tudo no mais rigoroso sigilo e sem compromisso. 

Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI

Está buscando economizar tempo e dinheiro na produção em série de compósitos?

Este manual GRATUITO irá te ajudar. Pensando nas principais, e mais recorrentes, dúvidas dos tomadores de decisões da indústria, reunimos as informações técnicas sobre os benefícios da utilização da tecnologia fiRST®, junto aos resultados decisivos alcançados por nossos clientes de sucesso, em único material. 

A partir desta leitura, você terá acesso as informações necessárias para te ajudar a também tomar sua decisão. Operar uma produção em série de compósitos mais inteligente, econômica e segura.

Registre-se para obter uma cópia do nosso manual e saber mais …