8 Passos para fabricar peças de fibra de vidro com Contramolde de Silicone

“Passo a passo para fabricação de peças de fibra de vidro utilizando a Tecnologia de Contramoldes de Silicone da Alan Harper Composites

O que você vai ler neste Artigo:

  • Fabricar peças de fibra de vidro não precisa ser difícil;
  • 8 Passos para fabricar peças de fibra de vidro com Contramolde de Silicone;
  • Um laminador iniciante fabricando sua primeira peça com a Tecnologia de Contramolde de Silicone;
  • Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI;

Fabricar peças de fibra de vidro não precisa ser difícil


Um problema que afeta diversas empresas que produzem compósitos, reduzindo sua eficiência e margem de lucro, são os custos e despesas que decorrem de falhas e erros nos diversos processos de produção. Segundo estimativas de mercado, esses custos costumam consumir de 15% a 45% do orçamento das empresas, e dependendo do porte do negócio, pode levá-lo à falência.

Assim, na busca por aumentar a eficiência de suas plantas produtivas, não são poucos os transformadores de compósitos que recorrem ao time de especialistas da Alan Harper Composites buscando por mais informações sobre como os Contramoldes de Silicone pode ajuda-los com a produção em série de peças de fibra de vidro nos diferentes segmentos da nossa indústria.

Entender os benefícios da Tecnologia fiRST® e como fazemos para tornar a sua produção de compósitos mais eficiente, é simples!

No entanto, neste processo de consultoria recebemos muitas dúvidas sobre como é a operação no dia a dia com nossos contramoldes. Diante disso, preparamos este passo a passo para te mostrar como é fácil produzir com consistência e qualidade. Confira:

8 Passos para fabricar peças de fibra de vidro com Contramolde de Silicone



1º Passo – Preparar o molde com desmoldante:

Limpe o molde rígido passando agente desmoldante por toda a superfície com uma flanela ou tecido de origem orgânica, tecidos sintéticos podem gerar eletricidade estática no molde prejudicando o acabamento do Gel Coat.



2º Passo – Aplicar Gel Coat

Aplique a pintura com Gel Coat, quando necessário. Aguarde o ponto de “TAC” (pegajoso sem sujar os dedos).



3º Passo – Posicione a fibra de vidro:

Posicione a fibra de vidro e os reforços necessários para a composição da peça, pensando sempre na rebarba zero, quanto mais correto o recorte de fibra de vidro, menos trabalho na hora da terminação e menos desperdício para nosso planeta.



4° Passo – Posicione o Contramolde de Silicone:

Posicione o contramolde de silicone sobre a fibra. Certifique de que a fibra de vidro não tenha sido deslocada durante o posicionamento do contramolde, conferindo individualmente todo o perímetro da peça.



5° Passo – Conecte o vácuo:

Conecte o vácuo e certifique a vedação inicial da membrana contra o molde rígido.



6° Passo – Despeje a resina no molde:

Abra uma parte do Contramolde de Silicone e despeje toda a resina ou faça a injeção através de um ponto de entrada pré fabricado na membrana, ingressando toda a quantidade de resina já pré-calculada, necessária para a infundir os reforços por completo.



7° Passo – Ligue o vácuo:

Case esteja utilizando o método VPI™, despejando a resina no molde, volte a posicionar a membrana de silicone e conecte o vácuo;



8° Passo – Aguarde a infusão e desmolde o produto:

Aguarde a infusão por completo, e o tempo de gel, e siga o processo de desmoldagem tradicional

Um laminador iniciante fabricando sua primeira peça com a Tecnologia de Contramolde de Silicone

O nosso parceiro de equipe recém chegado, traquejado e inexperiente na arte da laminar peças em fibra de vidro, utiliza a Tecnologia de Contramoldes de Silicone da Alan Harper Composites pela primeira vez …


Sem muitas orientações prévias, o nosso apresentador utilizou da sua intuição, e seu repertório eloquente para demonstrar os passos necessários para se produzir uma peça de fibra de vidro a partir do processo de Infusão a Vácuo, utilizando a Tecnologia de Contramoldes de Silicones da AHC.

Assista AGORA ao segundo episódio da série “Do 0 ao 100 – Da Laminação Manual aos Contramoldes de Silicone fiRST®”, um material com linguagem simples e direta, informações e dicas valiosas para iniciantes e veteranos, comunicando com todos os escalões da nossa indústria.

Este vídeo ficou muito divertido e com certeza pode ajudar aquele seu parceiro, que assim como o Caião, acabou de iniciar na laminação de fibra de vidro.

Fale diretamente com um Especialista em Materiais Compósitos fiRST®

Através do nosso WhatsApp você pode solicitar sua proposta comercial e escolher em qual projeto você quer começar primeiro. Tudo no mais rigoroso sigilo e sem compromisso. 

Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI

Está buscando economizar tempo e dinheiro na produção em série de compósitos?

Este manual GRATUITO irá te ajudar. Pensando nas principais, e mais recorrentes, dúvidas dos tomadores de decisões da indústria, reunimos as informações técnicas sobre os benefícios da utilização da tecnologia fiRST®, junto aos resultados decisivos alcançados por nossos clientes de sucesso, em único material. 

A partir desta leitura, você terá acesso as informações necessárias para te ajudar a também tomar sua decisão. Operar uma produção em série de compósitos mais inteligente, econômica e segura.

Registre-se para obter uma cópia do nosso manual e saber mais …