Resina: Como a quantidade utilizada afeta o resultado do seu projeto?

resina-no-molde-de-silicone

A quantidade de resina utilizada no seu projeto de fibra de vidro influência diretamente em suas aplicações, confira instruções valiosas para ser mais eficiente neste artigo!

O que você vai ler neste Artigo:

  • Como a quantidade de resina utilizada afeta o resultado do seu projeto de fibra de vidro?
  • Como descobrir o ponto de gel da resina ideal para o seu projeto em fibra de vidro?
  • Fale diretamente com um especialista em materiais compósitos fiRST®
  • Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI;

Como a quantidade de resina utilizada afeta o resultado do seu projeto de fibra de vidro?


A quantidade de resina utilizada nos projetos de fibra de vidro é o fator determinante para um bom resultado e desempenho da peça produzida.
 
Uma proporção muito utilizada no mercado, considerada como “conceito”, já testada e presente em várias literaturas é de 70% fibra e 30% resina. Com esta proporção obtemos o melhor desempenho mecânico (resistência a tração, flexão e compressão).

Para se produzir um bom laminado de fibra devemos levar em consideração as necessidades de resistência mecânica, química e o acabamento.

resina-no-molde-de-silicone


É comum no nosso mercado o uso da espessura da peça como referência de resistência, este é um erro bastante comum que é induzido por se comparar o laminado de fibra com uma peça em aço, sendo que os comportamentos são distintos.

Os cálculos de resistência nos compósitos levam em consideração cada capa de laminado e a interação entre elas, além de considerar os módulos de resistência das resinas e das fibras, buscando que sejam o mais próximos possível.

Em contrapartida, algumas peças precisam ser mais ricas em resina, perdendo um pouco nos módulos de resistência e ganhando em aparecia e resistência química, ou seja, é preciso conhecer exatamente as necessidades da sua peça para determinar a proporção entre resina e fibra de maneira a atingir a excelência em qualidade.

resina-processo-vpi-contramolde-silicone


Alguns projetos como a infusão em trabalhos de padrão aeroespacial a proporção 70/30 garante a resistência mecânica (segurança, tração e força necessárias), em outras aplicações as proporções podem ser diferentes (60/40, 50/50, 40/60, 30/70).

Os processos utilizados também influenciam nesse resultado, sendo que com o VPI™ podemos operar em qualquer proporção de resina e fibra que seu produto necessita.

Utilizando o VPI™ com os contramoldes de silicone podemos controlar o processo, aplicando a quantidade exata de resina e podendo gerar peças com rebarba ZERO. Economizando resina e trazendo mais qualidade para a sua peça, garantindo a proporção exata que seu projeto precisa.

Quer saber mais sobre os resultados alcançados com a Tecnologia de Contramoldes de Silicone no mercado nacional de matérias compósitos? Clique no botão abaixo e confira nossa Playlist de Cases de Sucesso no Youtube:

Como descobrir o ponto de gel da resina ideal para o seu projeto em fibra de vidro?

Uma das dúvidas comuns em nossa indústria quando o assunto é resina, diz respeito a como calcular a proporção de catalisador necessária para alcançar o resultado esperado para o seu projeto.

Para você saber exatamente qual a quantidade de resina e catalisador você deve usar, no vídeo abaixo o time da Alan Harper Composites Brasil te explica passo a passo. Confira:


Na continuação da minissérie favorita da indústria dos compósitos:
 
” Do 0 ao 100 – Da Laminação manual aos Contramoldes de silicone”
 
Você confere um vídeo tutorial ensinando como descobrir o ponto de gel da resina ideal para o seu projeto em fibra de vidro!
 
Instruindo o Caião ( o nosso laminador inexperiente ), um grande especialista em compósitos, que coleciona mais de 40 anos de experiência no mercado de fibra de vidro. Francisco Antunes, o veterano da casa, demonstrou passo a passo para o Caião e para a nossa a comunidade, como nunca mais errar na proporção de catalisador x resina em seu projeto;
 
 Evitando perdas com retrabalho e extraindo a máxima performance do seu processo produtivo; Assista agora!

Fale diretamente com um Especialista em Materiais Compósitos fiRST®

Através do nosso WhatsApp você pode solicitar sua proposta comercial e escolher em qual projeto você quer começar primeiro. Tudo no mais rigoroso sigilo e sem compromisso. 

Manual do Transformador de Compósitos do Século XXI

Está buscando economizar tempo e dinheiro na produção em série de compósitos?

Este manual GRATUITO irá te ajudar. Pensando nas principais, e mais recorrentes, dúvidas dos tomadores de decisões da indústria, reunimos as informações técnicas sobre os benefícios da utilização da tecnologia fiRST®, junto aos resultados decisivos alcançados por nossos clientes de sucesso, em único material. 

A partir desta leitura, você terá acesso as informações necessárias para te ajudar a também tomar sua decisão. Operar uma produção em série de compósitos mais inteligente, econômica e segura.

Registre-se para obter uma cópia do nosso manual e saber mais …